Blog

Sete Passos para tornar sua Casa Inteligente

Se você está interessado em tornar seu lar em Casa Inteligente, e não sabe por onde começar, o blog da Zedastech preparou um passo a passo que irá guiá-lo por este incrível mundo da tecnologia e domótica. Com ele você será capaz de iniciar a automação de sua residência sozinho ou saber quais serviços e equipamentos adquirir inicialmente de forma segura.

Experimente em um cômodo por vez

É normal ficarmos indecisos ou inseguros com uma novidade, especialmente, se esta trouxer consigo uma mudança de perspectiva no status quo de seu cotidiano, ou seja, quebra de paradigmas.

Por isso, sugerimos iniciar sua jornada testando em um dos cômodos o sistema inteligente. Por exemplo: você pode iniciar pelo quarto principal, controlando o acionamento das luzes dos abajures, preparando um cenário mais intimista para curtir um momento a dois com uma luz baixa, música agradável e temperatura ideal ou ter seu momento de maratonar séries e filmes favoritos.

Para que sua experiência seja completa, sugerimos iniciar a automação do cômodo que você passa a maior parte de seu tempo quando está em casa. Dessa forma, você poderá testar todas as possibilidades do sistema.

Transforme seus equipamentos em semi smart

Você sabia que é possível transformar sua cafeteira em uma cafeteira semi inteligente? Sim, é possível! Basta adquirir um plug de tomada inteligente, e programar o acionamento dela na melhor hora do dia para você tomar seu café, fresco e quentinho.

O mesmo é possível realizar com outros equipamentos, evitando que permaneçam ligados mais horas do que realmente é necessário. Isso é ótimo para evitar o desperdício de energia e de quebra o ajudará a economizar uma grana.

Invista em controles universais inteligentes

Os controladores universais inteligentes ou controle universal por IR (infravermelho), são dispositivos excelentes para se ter a sensação inicial de uma casa inteligente, já que através dele, é possível controlar a maior parte dos aparelhos eletrônicos que possuem controle remoto.

Além de substituir os controles remotos convencionais pelo seu smartphone, estes controladores universais inteligentes permitem a criação de agendas de acionamentos ou execução de tarefas, conhecidas no mundo da automação como cenas, a distância. Imagine que você esteja retornando para sua casa após um longo dia de trabalho, e que sua série favorita irá lançar um episódio novo, justamente na hora de sua chegada em casa. Você pode enviar um comando ao controlador IR para que ele ligue sua TV, escolha o Netflix, acione seu home theater e de quebra, ligue o ar condicionado na temperatura de 21ºC.

Sim, isto é possível com apenas um equipamento!!! Basta que seu smartphone esteja conectado a internet e que sua casa possua internet fixa Wifi. Pronto, agora é sentar no sofá e assistir sua série, sem perder tempo em buscar pelos diversos controles remotos e aguardar o tempo de acionamento de cada um deles. Aproveite para conhecer o equipamento em nossa loja online.

Prepare sua rede Wifi

Agora que você já testou como a automação residencial pode lhe trazer uma qualidade de vida maior, que tal expandir o sistema instalado em um de seus cômodos, hein?

Para que a sua casa seja realmente uma Casa Inteligente, é necessário que a rede interna esteja preparada de forma adequada para receber outros dispositivos que irão compor todo o seu sistema de automação, mantendo a conexão em todos eles estável e uniforme para que a velocidade contratada para o link de internet seja bem aproveitada por todos.

Para isso, invista em um bom roteador e bons access points, e não acredite que apenas o aparelho fornecido pela operadora de internet irá ser suficiente para atender o seu sistema de automação, e também aos dispositivos de cada morador da casa. Nós podemos ajudar na melhoria da performance de sua internet Wifi. Clique aqui para saber como.

Módulos de controle

Os módulos de controle servem para controlar o acionamento de lâmpadas (módulo relé), a intensidade de iluminação (módulo dimmer), acionamento de cortinas (módulos de cortina) e até mesmo acionamento de portões de garagem.

Sua instalação apesar de simples, requer conhecimento em instalações elétricas, pois podem ser instalados tanto nas caixas dos interruptores, quanto dentro dos quadros de distribuição elétrica. 

Sensores sem fio

Sensores sem fio permitem expandir a criatividade na aplicação da automação, uma vez que podem dar início a uma cena, por exemplo, acionamento de lâmpadas da casa com a abertura da porta principal em determinados horários, ou ainda, acionar o ar condicionado quanto o termômetro fizer a leitura de determinada temperatura e umidade.

Automatize funções simples e evolua para as mais complexas

Comece automatizando atividades simples como acionar luzes da casa em uma hora programada, ligar a televisão no seu canal favorito ou mesmo reduzir o brilho de luzes e tocar uma playlist relaxante.

Dentre as funções avançadas, você poderá usufruir de um sincronismo com sua agenda para iniciar ações em sua casa, como preparar um café enquanto você está tomando banho para sair para o trabalho, ler as principais notícias enquanto você troca sua roupa, ser informado ou permitir o acesso a sua casa de praia mesmo não estando lá.

Há bons canais no youtube que ensinam como criar cenas. Indicamos o canal do Atilio Catalane e do Melqui Lima.

Conclusão

Apresentamos as etapas iniciais para a trilha da automação de seu lar. Em nosso perfil do Pinterest deixamos um infográfico que é um check list que resume as ações necessárias, que irá facilitar muito o seu trabalho de pesquisa de produtos e soluções, sem comprometer parte relevante de seu orçamento familiar.

Para uma experiência ainda melhor, você pode contar com nossos serviços de integrador de automação, no qual poderemos lhe apresentar maiores detalhes sobre as múltiplas possibilidades que um bom sistema de automação é capaz de lhe oferecer, além de projetar de forma adequada a sua Casa Inteligente. Saiba mais clicando aqui!

Diogo Vaz

Engenheiro Industrial e técnico em eletrônica, apaixonado por tecnologia e em como ela pode contribuir para melhorar a qualidade de vida e reduzir desperdícios.

Comentários